sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exames

Estava a passar as dunas com a minha bicicleta e sentia o nevoeiro sobre o rio.
Estava a ouvir Pearl Jam, essa banda faz-me lembrar sempre ao ano em que comecei a surfar. Mas não era isso que me estava a preocupar naquele momento, não...eram os exames. Na minha mente estava apenas uma pergunta...porque é que temos de fazer exames? As aulas não são suficientes? O ministério não tem confiança na competência dos professores em atribuir notas justas?
Eu sei, todos os alunos devem perguntar-se isso... exames são cansativos, stressantes e supérfluos.
Está bem, até admito que este tipo de "revolta" é um bocado infantil...
mas para que é que nós fazemos exames, testes,...porque é que andamos na escola? Para termos boas notas e irmos trabalhar? E o trabalho, para que é que nos serve? Para ganhar o nosso pão,óbvio...Mas o pão serve para quê? Para nos alimentar, óbvio também. E para que é que nos temos de alimentar? PARA VIVER. Mas será que uma vida feita apenas de trabalho vale a pena? Não seria mais gratificante ter uma hortinha com algumas alfaces, algumas galinhas e uma macieira? Teríamos sem dúvida mais tempo para a família, para os amigos e para a natureza. Para quê então ganhar dinheiro? Para adquirir bens materiais. Fantástico. Será esse o sentido da vida?

De que nos servem então as boas notas? Olhei para os pescadores felizes, e pensei que ser pescadora até não era má profissão. Estar todos os dias em contacto com o mar e não ter que estar inserida nesta sociedade que se está a tornar cada vez mais mesquinha, hipócrita e «apodrecida»....oh, não sei, não sei.

O que é certo é que alguma coisa em mim diz-me que devo continuar. Quando tiver concluído os estudos talvez pense em «emigrar» para a natureza
.

1 comentário:

  1. Oh, não inventes Laila.
    Tu é que tinhas *-*
    Pearl Jam, que fixolas *-*
    Eu adorei o teu texto,fez-me lembrar aquelas tardes me que vinhamos das aulas de Literatura e nos punhamos a interrogar tudo, e arquitectavamos planos e desejos para o futuro :D ainda não me esqueci daquilo de fazer voluntariado, vais que que havemos de fazer isso 8DD

    É realidade :$$
    (tenho novidades para te contar)
    Depois conto-te :P

    Beijocas querida
    adoro-te imenso
    e força ai para os exames.

    ResponderEliminar