quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Memórias

 
Coimbra, Setembro 2009.


Permanecerás apenas uma memória?
Vi-te a ti e a tua história. As badaladas dos teus sinos levaram-me para tempos longínquos.
Lembras-me ao passado, aos grandes escritores e aos mistérios da literatura. 
Agora lembras-me ao intra-rail, à pousada de juventude e a passeios em que os olhos estavam cansados de absorver tantas impressões.
Lembras-me à ideia que se formou na minha cabeça quando vi a Faculdade de Letras.




Centra-te no presente, não vivas no ontem nem no amanhã.
 Oh ,amaria que essa frase fizesse sentido.

Afinal nosso hoje é aquilo que o vento trouxe do passado. E esse vento tem uma direcção específica: o amanhã.
O hoje é o quê, então? Memórias? Planos para o futuro?  O vento??


9 comentários:

  1. Bem, eu acho qe o Obama teve "a ideia"! a ideia dele é tornar o país que se orgulha de ser a maior economia do mundo num país onde existe alguma equidade na economia, isto é, uma distribuição igualitára dos recursos pelas várias camadas da sociedade.
    Já que falas em Marx, a verdade é que a política que ele defende, o comunismo, é a que consegue mais eficazmente responder às necessidades básicas de todos os cidadãos, o problema é não permitir que estes consigão ir muito além de conseguir essas necessidades basicas. Defendo que as pessoas devem ter oportunidades de ser aquilo que realmente querem, mas ao mesmo tempo defendo que não só temos de ter todos as mesmas oportunidades, como aqueles que falham têm que ter um nível mínimo de vida assegurado, e é por defender isto que estou muito mais direccionado para a esquerda política. E o comunismo, se realmente fosse possível fazê-lo funcionar como na teoria (um pouco utópica), Marx o descreveu, seria sem dúvida (na minha opinião, claro) a melhor forma de política.

    Já estou a desconversar bastante, voltando ao Obama, ele realmente tentou dar um pouco de equidade económica aos EUA, essencialmente ao apresentar o programa de reestruturação do sistema de saúde, que até agora foi rejeitado porque o dinheiro que ele quer gastar em garantir saúde aos milhões e milhões de americanos que não têm direito ao serviço de saúde público, é dinheiro que é essencial para se conseguir assegurar a manutenção do exército, para se conseguir matar gente inocente de países inofensivos (alegando que são ameaças à integridade nacional dos EUA), para se vencer guerras, para certas e determinadas (e poucas) de uma elite muito restrita conseguirem assegurar que se vão manter mais ricos de dia para dia a explorar o petróleo desses países (para ser específico, estou a pensar, por exemplo no caso do Kwait, ou, mais recentemente, do Iraque, e, actualmente, do Irão).

    E não, não é preciso ser-se economista para se saber gerir um país, basta saber fundamentar bem as nossas convicções, e o Obama é muito bom nisso! O único problema queele tem é ser presidente num país de burros (sem querer ofender ninguém).

    E quem sabe, se calhar vivemos depois de morrermos... eu acredito!

    ResponderEliminar
  2. alguns erros que dei no ultimo comentário:
    * igualitária, não igualitára
    * consigam, não consigão
    * pessoas, falta a seguir a "certas e determinadas"
    *que ele, não queele

    pronto, já está tudo xb

    ResponderEliminar
  3. "Lembras-me ao passado, aos grandes escritores e aos mistérios da literatura.

    Agora lembras-me ao intra-rail, à pousada de juventude e a passeios em que os olhos estavam cansados de absorver tantas impressões."

    bem está maravilhoso este texto.
    é daqueles que nos fazem pensar..."então mas...o amanhã, o ontém e o hoje...qual é o sentido disto tudo?"

    adorei mesmo lailinha :)
    coisinha má benita mõooh.
    (já pareço a stôra de literatura xD)

    ResponderEliminar
  4. "Afinal nosso hoje é aquilo que o vento trouxe do passado. E esse vento tem uma direcção específica: o amanhã."

    aww gostei tanto desta frase

    confesso que também não percebo o sentido do antes, agora e amanhã.
    talvez seja só de nós por sermos ainda tão novos e não sabemos praticamente nada, mas também quem é que sabe?...

    ResponderEliminar
  5. Pois é, o objectivo! Realmente num país normal esse deveria ser o objectivo. Mas a verdade é que os governos norte-americanos nunca tiveram esse objectivo, o que o torna revolucionário. A equidade social nunca foi sequer o alvo da política americana. E os meios para conseguir (refiro-me ao caso concreto do sistema de saúde) foram apresentados, e eram muito simples. Bastava um corte nas despesas militares e pouco mais. O problema é que o senado não aprovou, porque os estados unidos, antes de se preocuparem em assegurar a vida dos americanos, preocupam-se em lograr a morte dos inocentes dos países menos poderosos. A política americana é muito semelhante à política da Idade Média na Europa, direccionada para a guerra e não para o povo, o que é uma pena, porque os EUA podiam ter um dos melhores níveis de vida do mundo e estão a meio da tabela.

    Já agora: "Diminuindo os impostos para os mais pobres e aumentá-los para os mais ricos? Colectivizando os meios de produção?" isto nunca foi aplicado na américa, apesar de ser a solução óbvia, há demasiados lobbys que o impedem.

    e é preciso mudar muita coisa, o problema é que, no caso concreto dos EUA, a mudança não pode ser feita, porque quem tem poder para mudar (que é o congresso e o senado, não o presidente) não tem interesse nenhum nessa mudança.

    ResponderEliminar
  6. sim, isso é verdade. mas o que eu estava a tentar dizer é que o Obama é acusado de não cumprir a mudança que prometeu, mas a verdade é que a vantagem que ele conseguiu sobre o McCain não foi suficiente (além de o congresso também estar dividido) para lhe dar poder que chegue para lograr essa mudança!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada. :)
    Lê o meu outro blog, "Pensamento Infinito..."

    ResponderEliminar
  8. sim, esse é, sem dúvida, um daqueles em que vale mais a pena viver =)

    ResponderEliminar
  9. Laila, agora foste tu que me impressionaste! Este post dá que pensar! A última parte é bestial: "O hoje é o quê, então? Memórias? Planos para o futuro? O vento??"
    Embora eu não tenha essa mesma dúvida, compreendo perfeitamente o sentido dessas palavras.

    -------------

    Obrigado pelos teus comentários. E espero contar com mais daqui em diante! Sê bem vinda! Olha, faz uma coisa: torna-te seguidora.

    Dizes "poético"? Ó Laila, o meu outro blog é só de poesia. Ainda não viste? 8)

    ResponderEliminar