sábado, 10 de julho de 2010

Caminhos

Tocou. Saímos da aula com um sorriso na cara. Incrédulas pensámos " a escola terminou". Para sempre.
"Ainda faltam os exames!" foi a frase que interrompeu a felicidade plena que sentia naquele momento.
-"Sim sim, os exames...mas daqui a duas semanas tudo acabou" foi o que respondi e, na verdade, passou tudo num instante.

Algumas semanas depois olharia para este tempo com algumas saudades. Não sinto falta das horas passadas sentada numa cadeira desconfortável nem do sentimento de ter tudo controlado, sobretudo o tempo.
No entanto não posso dizer que foi um mau tempo. Gosto de aprender e de ouvir coisas novas. Observar o que é que se passa à minha volta. Ter uma rotina em comum com pessoas que se tornaram quase irmãs para ti. E saber que se está quase a atingir o objectivo final. Concluir o 12º com sucesso.

E agora?

Que caminho é que irei seguir? Para onde devo ir?
Os meus sonhos mudam diariamente e, com eles, os meus objectivos e ideais. 

 Quero realmente fazer parte desta sociedade em que a felicidade só parece ser atingível com dinheiro? Em que não se tem tempo para nada, nem mesmo para pensar se estamos no caminho certo que nos levará aos nossos objectivos? Mas qual é a minha alternativa? Viver afastada de tudo e de todos?

Não. Penso que a vida deve ser vista como um livro. As suas páginas estão vazias, somos nós que as preenchemos. Cada capítulo corresponde a uma fase da nossa vida. Cabe nos a nós recolher sensações, ideias, imagens, experiências e acontecimentos que farão de meras páginas vazias um livro.
No entanto, como todos os autores, não estamos indiferentes ao que acontece ao nosso redor. 
O que é que o nosso vizinho escreveu no seu livro? E os nossos amigos, os nossos pais, os políticos, os economistas, os médicos, os filósofos???
Temos acesso a esses livros, podemos consultá-los sempre que desejamos. Podemos copiar o que está lá escrito. Claro que podemos. Mas também podemos reinventar e reinterpretar as frases dos outros.

Ou então escrever alguma coisa completamente nova. Diferente. Inovadora.Algo que reflicta a nossa personalidade, os nossos sonhos e princípios.
Para fazê-lo ou , ao menos tentá-lo, vou partir para uma viagem em que possa recolher novos cheiros, novas perspectivas, novas paisagens, novas mentalidades e novas culturas. Para começar a escrever o MEU livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário